segunda-feira, 30 de maio de 2016

ATIVIDADES LEIS DE MENDEL



1. (UFAL) Em determinada raça animal, a cor preta é determinada pelo alelo dominante M e a marrom pelo alelo m; o alelo B condiciona padrão uniforme e o b, presença de machas brancas. Esses dois pares de alelos autossômicos segregam-se independentemente. A partir do cruzamento Mmbb x mmBb, a probabilidade de nascer um filhote marrom com manchas é:
a)   1/16     b)   3/16     c)   ¼     d)   ½     e)   3/4

2. (UFRS) Indivíduos com os genótipos AaBb, AaBB, AaBbCc, AaBBcc, AaBbcc podem formar, respectivamente, quantos tipos de gametas diferentes?
a)   4-4-8-8-8     b)   4-2-8-4-4     c)   2-4-16-8-8     d)   4-2-8-2-4     e)   2-4-16-4-8

3. (Mackenzie-SP) Um casal, ambos polidáctilos (com mais de 5 dedos) e de visão normal, tem uma criança normal para polidactilia, mas míope. Considerando-se que ambas as anomalias são autossômicas e os respectivos genes estão em cromossomos diferentes, então a probabilidade de o casal ter outra criança normal para as duas características é:
a)   3/16     b)   0     c)   1     d)   1/16     e)   9/16

4. (UFPB) Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos, que apresentam segregação independente, casa-se com uma mulher homozigota recessiva para esses mesmos pares de genes. A probabilidade de nascer um filho genotipicamente igual ao pai, com relação ao par de genes considerado, é:
a)   ½     b)   ¼     c)   1/8     d)   1/12     e)   1/16

5. (UFRN) Considerando a 2ª Lei de Mendel e o cruzamento entre os indivíduos que apresentam os genótipos AaBb x AaBb:
a)   Determine quantos e quais são os gametas que poderão ser formados nos indivíduos AaBb.
b)   Demonstre a proporção genotípica desse cruzamento.

6. Do cruzamento AaBBCcDdeeFf x AabbccDDEEFf (locos independentes), qual a proporção esperada na descendência, dos seguintes genótipos:
a) AaBbCcDdEeFf?
b) aaBBccDDeeFF?
c) AABbCcDdEeFf?

7. Suponhamos que, numa planta, a cor branca do fruto seja condicionada por um gene dominante B e a cor amarela, pelo alelo b. A forma discoide é condicionada por um gene dominante E e a forma esférica, pelo alelo e. Cruzando-se uma planta BbEe com outra BBee, qual a probabilidade de aparecimento de exemplares BbEE e BbEe?
Escreva o fenótipo de cada planta citada.

8. Nos cavalos, a cor negra é devida ao gene dominante B, e a cor castanha, ao seu alelo recessivo b. O caráter trotador é devido ao gene dominante T e o marchador, ao alelo recessivo t. Suponha que se trate de segregação independente. Que tipos de descendentes resultam do cruzamento de um trotador negro homozigoto para as duas características com um marchador castanho?

9. Considere um homem heterozigoto para o gene A, duplo recessivo para o gene D. Considere ainda que todos esses genes situam-se em cromossomos diferentes. Quantos e quais gametas poderão ser formados?

10. Um homem afetado por albinismo (recessivo) e heterozigoto para braquidactilia (dedos muito curtos – característica dominante), casa-se com uma mulher normal heterozigota para albinismo e heterozigota para braquidactilia. Quais serão as características genotípicas e fenotípicas dos descendentes desse casal?
 

domingo, 29 de maio de 2016

DETERMINANDO O NÚMERO DE TIPOS DE GAMETAS NA SEGREGAÇÃO INDEPENDENTE



Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo, segundo a segregação independente, basta aplicar a expressão 2n, em que n representa o número de pares de alelos no genótipo que se encontram na condição heterozigota.

Obtendo a Proporção 9:3:3:1 sem Utilizar o Quadro de Cruzamentos
Genótipo
Valor de n
2n
Número de gametas
AA
0
20
1
Aa
1
21
2
AaBB
1
21
2
AaBb
2
22
4
AABbCCDd
2
22
4
AABbCcDd
3
23
8
AaBbCcDd
4
24
16
AaBbCcDdEe
5
25
32


Disponível em : http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/2leidemendel2.php